Publicando uma aplicação no VTEX IO

Publicando uma app no VTEX IO

Introdução

Após ser apresentado ao conceitos dos diferentes tipos de workspaces, vamos então ensinar como publicar uma aplicação no VTEX IO. Para realizar operações como esta, são utilizados comandos na CLI da VTEX, nossa CLI que dá acesso aos recursos da plataforma.

Usando a CLI do VTEX IO para publicar uma app

Para publicar uma app no VTEX IO, é necessário utilizar o seguinte comando da CLI da VTEX, dentro da pasta da aplicação:

vtex publish

Qual aplicação vamos publicar?

Ao fim do curso de Store Framework, você desenvolveu uma loja completamente funcional e é justamente essa app que você irá publicar.

E se eu não fiz o curso de Store Framework?

Não se preocupe, para este passo, você pode pegar qualquer tema que você já tenha e publicá-lo. Caso você ainda não tenha, pode voltar nos nossos cursos para criar um!

Com uma aplicação de um tema qualquer, vá ao arquivo manifest.json e mude o nome da app para o seguinte formato:

trainingweek-{{devname}}

onde devname é um nome de sua escolha, que te identifique. Além disso, é necessário mudar o vendor da aplicação, que precisará ser appliancetheme.

Abaixo, você pode encontrar um exemplo de parte do manifest.json feitas as mudanças citadas acima:

{
    "vendor": "appliancetheme",
    "name": "trainingweek-fabiana",
    ...
}

Ao fim desses passos, vamos efetivamente publicar a app! Dentro do diretório da sua app, rode o comando mencionado no início deste passo. Dentro da pasta da aplicação, rode o comando que foi citado anteriormente, no início deste passo. Ao rodar o comando, você precisará confirmar a ação, como você pode ver na imagem abaixo:

imageimage

Após a confirmação, o build da app começará e, após ser finalizado, você deverá ver uma mensagem informando que a publicação foi bem sucedida:

imageimage

Pronto! Você acabou de fazer sua primeira publicação!


Ajude-nos a fazer este conteúdo melhor!

Os cursos do VTEX IO são de código aberto. Se você perceber algum problema, pode abrir um pull request!

Faça uma contribuição

ou abra uma issue